Usina Hidrelétrica Salto Pilão

 

A Usina Hidrelétrica Salto Pilão está construída no leito do rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, tem potência instalada de 191,89 megawatts, energia suficiente para atender a demanda dos 28 municípios do Alto Vale e de parte do Médio Vale.

É o maior aproveitamento elétrico do rio Itajaí-Açu e uma das maiores centrais subterrâneas do Brasil. É de baixíssimo impacto ambiental, construída com inteligência e com a concentração maciça de investimentos, profissionais e de equipamentos.

Comparada a outros empreendimentos do setor, a capacidade de geração da UHE Salto Pilão é considerada elevada em relação à área inundada de seu reservatório, que tem apenas 0,15 km². 

O principal objetivo da Usina é suprir o mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Subsistema Sul, sempre prezando pela responsabilidade socioambiental e pela qualidade estabelecida nas normas.

Atuamos de forma sustentável, contando com excelentes profissionais e equipamentos modernos e de alta qualidade tecnológica.

Mais que gerar energia, a Usina Hidrelétrica Salto Pilão cria oportunidades de desenvolvimento aos municípios e auxilia na melhoria da qualidade de vida das pessoas.